Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fatima – Centro – Rio de Janeiro

Saude

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.  

É seguindo os passos de Jesus Cristo que a Pastoral da Saúde da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima do Centro do Rio de Janeiro descobre o seu lugar e importância na sociedade. A vida é o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano. Protegê-la é missão sagrada de todos.  

Dentro de nosso território paroquial há vários hospitais. Por isso, a comunidade do Santuário de Fátima, orientada pelo pároco, sentiu a necessidade de criar uma pastoral da saúde para prestar assistência espiritual mais organizada aos doentes nestes hospitais e apoiar algumas iniciativas que favoreçam políticas públicas no âmbito da saúde. 

Objetivos

A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10). É sua missão evangelizar com renovador ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. 

A Pastoral da Saúde, numa sociedade preocupada com o “ter” e o “poder”, na qual a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado, se torna o instrumento que dá visibilidade às causas e denuncia a exclusão e a marginalização do doente. 

Objetivos específicos

  • Defender a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo;
  • Atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual;
  • Valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde; Respeitar todas as pessoas porque Cristo vive nelas;
  • Pensar bem de todo mundo, não pensar mal de ninguém. Até na pessoa mais má, tentar encontrar algo bom;
  • Falar bem dos outros, não falar mal do próximo;
  • Reparar o dano que tenha cometido com as palavras. Não semear discórdia entre as pessoas;
  • Falar com as pessoas usando a linguagem do amor. Não levantar a voz;
  • Ser capaz de perdoar e não guardar rancor;
    Ser o primeiro a estender a mão para a reconciliação;
  • Fazer o bem, do jeito que você gostaria que fizessem com você;
  • Ser diligente em oferecer consolo, conselho, ajuda e coração
  • Participar da ajuda social ao próximo, aos pobres e aos doentes,
  • Rezar por todos, inclusive, pelos seus inimigos.

Os agentes


Qualquer pessoa da comunidade, que se coloca à disposição de seus semelhantes, contribuindo para pensar formas simples e adequadas para que todos tenham saúde, pode participar e será bem-vindo à Pastoral da Saúde. Quem se propõe a trabalhar nesta Pastoral deve ser uma pessoa que cultiva pensamentos positivos, alegria e esperança. Deve estar disposto a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, deve preocupar-se com a enculturação, ter bom relacionamento com as pessoas, enfim, acreditar que seu trabalho ajuda na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

Dias de encontro

Segunda sexta-feira do mês, às 20hs.

Contato

Coordenadores Gerais: Hilton Cunha Magnellii e Glória Monteiro de Souza

E-mail: saude@santuariodefatimario.org

Pular para o conteúdo