Nossa Senhora de Fátima é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria ocorreu no dia 13 de maio de 1917 e o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (exceto no mês de agosto, que foi no dia 19), até 13 de outubro de 1917.
No começo as crianças se assuntaram, com aquela Senhora que apareceu rodeada de claridade fulgurante. Mas Nossa Senhora de Fátima disse para não terem medo, por que ela era do Céu. E pediu que as crianças rezassem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. Desde então a aparição mariana identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos, que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário.
Inicialmente as pessoas tiveram dificuldades em acreditar no testemunho das crianças. Prova disso, na segunda aparição, somente 50 pessoas estavam presentes para tentar ver alguma coisa. Depois, as crianças sofreram grandes perseguições por parte dos poderes públicos. Chegaram a ser até presas na delegacia de Fátima, mas nunca negaram as aparições. Nossa Senhora disse as crianças: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.
Após a terceira aparição o povo começou a acreditar, e cada vez mais se aglomeravam mais, chegando a mais de trinta mil pessoas na última aparição.
Na sexta aparição, A virgem de Fátima disse a Lúcia que naquele local, com o dinheiro das doações, deveria ser construída uma capela com o nome de Nossa Senhora do Rosário. No momento de sua suave despedida, o sol apareceu entre as nuvens como um grande disco prateado, brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Começou a girar vertiginosamente e suas bordas se tornaram avermelhadas espalhando raios de fogo, de modo que sua luz refletia nas pessoas nas árvores, e foi vista até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.
Por três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos com medo pediam perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, aumentou e se difundiu para o mundo todo. Chegando muito rapidamente ao Brasil, onde encontrou padres orionitas que tendo recebido a bênção do bispo da época e o apoio de São Luís Orione, reuniu brasileiros e migrantes italianos, espanhóis e portugueses, deram início a construção um Santuário dedicado ao Nossa Senhora de Fátima, no centro do Rio de janeiro, em 1939.
Oremos a Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar aos três pastorinhos
os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo Rosário,
ajudai-nos a apreciar sempre mais
esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
rogai por nós.