O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística é um servidor e deverá conscientizar-se de que a sua atenção deve estar voltada para uma relação íntima entre o ministério, Cristo e a comunidade. É estar a serviço de Jesus antes da comunidade, isto é, uma intimidade de pura espiritualidade, tornando essa comunidade mais cristã, mais missionária e ativa a caminho da salvação. O MESC deve ser perante o mundo testemunho da ressurreição e da vida de Jesus Cristo, e sinal do Deus vivo. Deve aprimorar-se na oração, praticar a penitência, conhecer os documentos da Igreja e viver a doutrina cristã.
A espiritualidade do MESC deve ser fundamentada na escuta e vivência da Palavra. O Ministro se dispõe a caminhar em nome de Jesus e da comunidade até aos irmãos e levando-lhes o Pão da Vida. É responsabilidade da comunidade dar atenção primeira aos mais necessitados fazendo chegar até eles a força do Pão Vivo, a Eucaristia.
Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão têm como patrono São Mateus Moreira, que enfrentou seus algozes gritando “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
Objetivo Geral
Colaborar nas celebrações eucarísticas, visitar os doentes e idosos da comunidade em suas residências, hospitais e casas de repouso, levando o conforto espiritual, a solidariedade e a esperança. Iluminados pelo Espírito Santo anunciar Palavra de Deus e favorecer o fortalecimento da fé.
O MESC deve ter como princípios estar à serviço para a edificação da comunidade, exercer o ministério segundo os valores evangélicos da gratuidade e viver a constante experiência da Celebração da Eucaristia e da comunhão do Corpo de Cristo.
Espiritualidade
O MESC deve ser perante o mundo, testemunho da ressurreição e da vida de Jesus Cristo, e sinal do Deus vivo, deve aprimorar-se na oração, praticar a penitência, conhecer os documentos da Igreja e viver a doutrina cristã. O aprimoramento espiritual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística consiste no aprofundamento, escuta e vivência da Palavra. O Ministro se dispõe a caminhar em nome de Jesus e da comunidade até aos irmãos e levando-lhes o Pão da Vida! É responsabilidade da comunidade dar atenção primeira aos mais necessitados fazendo chegar até eles a força do Pão Vivo, a Eucaristia.
Ação concreta
- Preparar o Altar para Celebração Eucarística
- Zelar pelos objetos e paramentos litúrgicos
- Servir aos sacerdotes e diáconos durante o santo sacrifício da missa e em outras celebrações, e, quando necessário, ajuda-los na distribuição da Sagrada Comunhão
- Levar a Sagrada Eucaristia aos idosos e doentes com dedicação, dignidade, espírito de fé e alegria cristã
- Evangelizar os doentes e idosos, bem como seus familiares, procurando incentivá-los na fé e na aceitação dos seus sofrimentos
- Dirigir a adoração ao Santíssimo Sacramento
É importante que o Ministro cultive sua fé, o espírito comunitário, cresça na consciência do anúncio do Reino de Deus e da denúncia daquilo que não constrói fraternidade. Cresça no dom de si mesmo, na espiritualidade Eucarística, visando transformação. Suas atividades são diárias e constantes, concentradas basicamente no servir.
Princípios
- O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, assim como todo o ministério é um serviço recebido da Igreja para edificação da comunidade.
- O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística é exercido segundo os princípios evangélicos da gratuidade.
- O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística vive a constante experiência da Celebração da Eucaristia e da comunhão do Corpo de Cristo.
Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão têm como patrono São Mateus Moreira, que enfrentou seus algozes gritando “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
Dias de encontro
As reuniões são realizadas nas últimas terças-feiras de cada mês às 20h00 no salão do Santuário.
Contato
Coordenador: Neusa Teresinha Campos de Oliveira
E-mail: mesc@santuariodefatimario.org